domingo, 12 de abril de 2009

Van Gogh


A genialidade de Vicent Willen Van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida o artista holandês que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria.
Em sua fase mais produtiva (1980 - 1890), foi completamente ignorado pela critica e pelos artistas. Atualmente, os seus quadros estão entre os mais caros do mundo.

Van Gogh pintou mais de 400 telas, os três anos anteriores á sua morte foram os mais produtivos.
Ouve uma grande mudança na vida do pintor quando se mudou para Arles no Sul da França onde alugou uma casa, e intensificou o trabalho ao lado de Gauguin, mas depois de um tempo de ótima convivência os dois pintores começaram a discutir, e em Dezembro de 1888 Van Gogh atacou Gaugin com uma navalha, inconformado com o fracasso do ataque e completamente transtornado, decide cortar o lóbulo de sua própria orelha esquerda com a própria arma. Depois de deixar o Hospital, é internado em um asilo, mas mesmo assim não deixa de pintar. Por ironia conforme a sua saúde ficava ainda mais deteriorada, a classe artística começava a reconhecer seus talentos. Em uma de suas recaidas o pintor toma uma decisão trágica, resolve atirar contra si mesmo, no torax. Os médicos não consseguiram retirar a bala, e passou as últimas 48 horas de sua vida converssando com seu irmão. No dia 28, pela manhã, o pintor morreu e seu caixão foi coberto por Girassóis a flor que Amava.
'Girassóis por Van Gogh'
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário